"Já não temos meses, provavelmente temos dias ou até poucas semanas", declarou Rubio
O ministro de Assuntos Estratégicos, Ron Dermer, se reunirá nesta quarta-feira, em Londres, com o enviado dos Estados Unidos para o Oriente Médio, Steve Witkoff, informou o Canal 12.
Witkoff qualificou o encontro como um último esforço para reativar as negociações de cessar-fogo.
Ele está em Londres junto com o Presidente norte-americano, Donald Trump, que realiza uma visita de Estado ao Reino Unido.
O relatório aponta que o principal obstáculo neste momento é que os mediadores do Catar não estão dispostos a avançar após a fracassada tentativa de ataque israelense contra líderes do Hamas em Doha.
O documento também indica que os Estados Unidos pressionam Israel a fazer algum gesto para apaziguar os catarianos.
O secretário de Estado, Marco Rubio, advertiu na terça-feira que "o tempo está se esgotando" para alcançar um fim negociado da guerra em Gaza.
Ele falou poucos minutos antes de deixar Israel rumo ao Catar, justamente quando Israel lançou uma ofensiva militar contra a Cidade de Gaza, que, segundo afirma, busca encerrar o controle do Hamas sobre a região.
"Já não temos meses, provavelmente temos dias ou até poucas semanas", declarou Rubio à imprensa em Israel, referindo-se à possibilidade de chegar a um acordo que ponha fim aos combates e permita a libertação dos reféns mantidos pelo Hamas. "É um momento decisivo."
A viagem de Rubio ao Oriente Médio ocorreu em meio a uma polêmica diplomática sobre a nova ofensiva israelense, que já despertava duras críticas de importantes países europeus e árabes ainda durante sua fase de planejamento.
Ele também precisou lidar com a reação do Catar ao ataque israelense em território catariano. Na terça-feira, se reuniu com o emir do Catar, xeque Tamim bin Hamad Al Thani, que acusou Israel de "sabotar" as negociações de cessar-fogo e de libertação de reféns conduzidas em Doha.
0 Comentários