Senadores republicanos lançam proposta para que Trump receba o Nobel da Paz por seu papel na criação das vacinas contra a Covid-19, publicou a revista Newsweek
Os senadores republicanos Bill Cassidy, da Louisiana, e John Barrasso, de Wyoming, apresentaram uma resolução recomendando que o Presidente Donald Trump receba o Prêmio Nobel da Paz por seus esforços bem-sucedidos em acelerar a criação das vacinas contra a COVID-19 por meio da Operação Warp Speed, durante a pandemia de 2020.
A resolução, proposta pelos dois parlamentares do Partido Republicano — ambos médicos —, afirma que os esforços de Trump evitaram "cerca de 1,6 milhão de internações e 235 mil mortes nos Estados Unidos", além de terem "salvo aproximadamente 14,4 milhões de vidas em todo o mundo".
Por que isso importa
Trump e seus apoiadores têm repetido nos últimos meses que ele deveria receber o Prêmio Nobel da Paz, principalmente por seus esforços em buscar um acordo de paz no Oriente Médio. No entanto, defendê-lo para receber o prêmio por causa da vacina contra a COVID-19, considerando que o projeto passou a ser alvo de forte rejeição entre sua própria base MAGA e entre céticos em relação às vacinas, pode tornar essa candidatura mais difícil de ser aceita.
O que saber
No início deste mês, Trump perdeu o Prêmio Nobel da Paz de 2025 para a política opositora venezuelana María Corina Machado, que posteriormente dedicou seu prêmio a ele. A resolução apresentada no Senado dos Estados Unidos por Cassidy e Barrasso pode, potencialmente, dar início a uma nova candidatura de Trump ao prêmio no próximo ano.
Os senadores escreveram que Trump "deixou um legado de ações ousadas para salvar vidas em todo o mundo" e que ele agiu rapidamente para proteger vidas humanas ao lançar a Operação Warp Speed, a iniciativa da Casa Branca destinada a formular e produzir rapidamente uma vacina no auge da pandemia em 2020.
Os senadores Cassidy e Barrasso querem que outros membros do Senado reconheçam esses esforços recomendando Donald Trump para o Prêmio Nobel da Paz de 2026, após a recente declaração do CEO da Pfizer, Albert Bourla, que afirmou acreditar que o ex-presidente deveria receber o prêmio por seu papel no desenvolvimento da vacina.
Bourla destacou que os efeitos da Operation Warp Speed incluíram a criação de uma nova plataforma tecnológica que poderá, no futuro, acelerar o desenvolvimento de tratamentos contra o câncer.
Ao mesmo tempo, o Secretário de Saúde de Trump, Robert F. Kennedy Jr., recuou nas recomendações da vacina contra a COVID-19 para determinados grupos e demonstrou ceticismo quanto à sua eficácia, além de preocupação com possíveis impactos à saúde. Trump, por sua vez, tem se distanciado parcialmente da discussão e do sucesso da vacina.
Ainda assim, Kennedy concordou com Cassidy, durante uma audiência do Comitê de Finanças do Senado em setembro, que o Presidente deveria receber o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho no desenvolvimento da vacina.
O que dizem as pessoas
O senador Bill Cassidy, em comunicado à imprensa, declarou: "A ação decisiva do Presidente Trump na Operation Warp Speed não apenas salvou milhões de vidas, como também reviveu a economia americana. Quando os americanos precisaram de uma vacina em tempo recorde para deter uma pandemia sem precedentes em uma geração, Trump entregou. O Prêmio Nobel já foi concedido por muito menos. Ele deveria receber o próximo!"
O CEO da Pfizer, Albert Bourla, afirmou em setembro: "A Operation Warp Speed restaurou a confiança dos consumidores, economizou mais de 1 trilhão de dólares em custos de saúde ao reduzir casos graves e evitar hospitalizações, e ampliou rapidamente a produção nacional. Essa liderança americana também proporcionou uma nova plataforma que pode impulsionar uma inovação significativa na pesquisa contra o câncer."
O presidente Donald Trump escreveu no Truth Social em setembro: "É muito importante que as farmacêuticas justifiquem o sucesso de seus diversos medicamentos contra a COVID. Muitas pessoas acreditam que eles foram um milagre que salvou milhões de vidas. Outros discordam! Com o CDC sendo duramente criticado por causa dessa questão, eu quero a resposta — e quero AGORA."
O que vem a seguir
Para o Presidente, sua melhor chance de finalmente conquistar o prêmio que tanto almeja pode estar em sua capacidade de negociar acordos de paz duradouros ao redor do mundo, como o que propõe para a Ucrânia.
O que vem a seguir
Para o Presidente, sua melhor chance de finalmente conquistar o prêmio que tanto almeja pode estar em sua capacidade de negociar acordos de paz duradouros ao redor do mundo, como o que propõe para a Ucrânia.

0 Comentários