Chanceler israelense e presidente sérvio discutem Irã durante visita histórica

Ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen (à esquerda), cumprimenta presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, em Belgrado, Sérvia | Embaixada de Israel em Belgrado

Os dois também discutiram o fortalecimento das relações entre Israel e a Sérvia

O principal diplomata de Israel, Eli Cohen, chegou a Belgrado na quarta-feira, onde se reuniu com o presidente Aleksandar Vucic, marcando a primeira visita de um ministro das Relações Exteriores de Israel à Sérvia em 14 anos.

"Após três anos de estagnação política, estamos hoje abrindo um novo capítulo nas relações entre Israel e a Sérvia. A Sérvia é um país de extrema importância nos Bálcãs e um grande apoiador de Israel. Durante o meu encontro com o presidente Vucic, agradeci-lhe por seu comprometimento com Israel e por preservar a memória do Holocausto", afirmou Cohen.

Além disso, ele pediu à Sérvia que tome medidas contra grupos terroristas iranianos, destacando que eles recentemente tentaram realizar um ataque contra a embaixada israelense no Azerbaijão.

"O terrorismo iraniano representa uma ameaça global, como evidenciado nos últimos dias no Azerbaijão, com a tentativa de ataque contra a embaixada israelense em Baku, e nos últimos meses em Chipre e Grécia, com tentativas de ataques contra cidadãos israelenses e judeus. Apenas por meio de um esforço conjunto contra o Irã poderemos obter resultados e impedir que continuem minando a estabilidade regional", afirmou Cohen.

Durante as discussões, ambos também abordaram o fortalecimento das relações entre Israel e a Sérvia, reconhecendo o "grande potencial intrínseco entre os dois países nas áreas de economia, inovação e defesa cibernética". Cohen parabenizou o presidente Vucic pela vitória de Belgrado em sediar a Expo 2027 e mencionou o apoio de Israel à candidatura sérvia.

Postar um comentário

0 Comentários