Ministério da Defesa de Israel discute segurança regional com presidente do Azerbaijão

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant (E), reunido com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, e outros altos funcionários da defesa, em Baku, Azerbaijão | Ariel Harmoni/Ministério da Defesa

O ministro da Defesa israelense se reuniu com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, e outros altos funcionários da defesa, com o objetivo de fortalecer a cooperação em face de desafios compartilhados


O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, se reuniu nesta quinta-feira com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, e seu homólogo Zakir Hasanov em Baku, para abordar questões relacionadas aos desenvolvimentos regionais e globais.

Durante a reunião, Gallant e Aliyev também discutiram maneiras de aprimorar ainda mais os laços estratégicos e colaborar em face de desafios compartilhados, incluindo a ameaça representada pelo Irã, conforme previamente mencionado pelo ministro da Defesa israelense.

Os dois líderes tiveram a oportunidade de aprofundar as discussões nas áreas de segurança e cooperação industrial, se baseando em uma reunião anterior realizada durante a Conferência de Segurança de Munique deste ano. Gallant "expressou sua gratidão" a Aliyev pelo comprometimento pessoal com o fortalecimento da relação entre os dois países e sua liderança exemplar.

O ministro da Defesa de Israel e os líderes do Azerbaijão destacaram os objetivos compartilhados de promover maior segurança, intercâmbios econômicos e tecnológicos, além de buscar a paz e estabilidade regional. Além disso, Gallant deve se reunir com Elchin Guliyev, chefe do Serviço de Fronteiras do Estado (DTX) do Azerbaijão, para continuar as conversas e fortalecer ainda mais a cooperação bilateral.

Na segunda-feira (10), foi divulgado que o Serviço de Fronteiras do Estado (DTX) deteve
Pavzan Musa Khan, um cidadão afegão de 33 anos, por supostamente conspirar com outros indivíduos para realizar um ataque terrorista contra a embaixada de um terceiro país em Baku.

Khan
é suspeito de planejar ataques terroristas em colaboração com outros indivíduos, utilizando armas de fogo e objetos improvisados como armas. Embora o alvo não tenha sido especificado, imagens divulgadas mostraram agentes detendo o suspeito nas proximidades da embaixada israelense em Baku.

Os agentes do DTX implantaram uma câmera de vídeo no apartamento do suposto terrorista afegão, o que permitiu capturar imagens dele tentando recrutar cúmplices e os instruindo sobre a realização de um ataque. Com base na transcrição das gravações, a declaração enfatizou que o suspeito definitivamente não era um "fanático sem noção".

Postar um comentário

0 Comentários