Ministro do Irã classifica conflito palestino como 'questão mais importante no mundo islâmico'

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, e seu homólogo saudita, Faisal bin Farhan, realizam uma coletiva de imprensa conjunta em Riad, na Arábia Saudita | Fayez Nureldine/AFP

"Não há dúvida de que o regime sionista continuará seus esforços para dividir o mundo muçulmano e a região", informou o i24NEWS

O Ministro das Relações Exteriores Iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, aproveitou sua visita oficial à Arábia Saudita para reiterar o apoio da República Islâmica à causa palestina, em um momento em que Riad está em negociações com os Estados Unidos sobre uma possível normalização das relações com Israel.

Ao lado do príncipe Faisal da Arábia Saudita, o Sr. Amir-Abdollahian descreveu o conflito israelense-palestino como "a questão mais importante no mundo islâmico".

"Continuamos a apoiar a Palestina", afirmou. "Não há dúvida de que o regime sionista continuará seus esforços para dividir o mundo muçulmano e a região. Acompanhamos os movimentos do regime sionista com discernimento e vigilância," acrescentou.

O Irã, de maioria xiita, e a Arábia Saudita, de maioria sunita, romperam relações em 2016 após protestos na República Islâmica que resultaram em ataques às missões diplomáticas sauditas, em reação à execução de um influente clérigo xiita pela monarquia do Golfo.

Um homem em Teerã mantém um jornal local relatando o acordo mediado pela China entre o Irã e a Arábia Saudita para restaurar os laços | Atta Kenare/AFP
Homem em Teerã segura jornal sobre acordo Irã-Arábia Saudita intermediado pela China | AFP

As duas potências rivais do Oriente Médio concordaram em retomar as relações diplomáticas em um acordo intermediado pela China em 10 de março.

*Com informações do i24NEWS

Postar um comentário

0 Comentários