China diz que sistema antimísseis dos EUA provocará 'corrida armamentista'

O Presidente dos EUA, Donald Trump, e o ditador da China, Xi Jinping: Domo Dourado americano gera preocupação em Pequim (Foto: Kent Nishimura/Sergei Bobylev/EFE/EPA/POOL)

Segundo Trump, os Estados Unidos terão "o maior sistema já construído"


A China expressou nesta quarta-feira (21) "profunda preocupação" com o projeto anunciado pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de construir o sistema de mísseis "Domo Dourado", e pediu a Washington que abandone o plano porque "só contribuirá para uma corrida armamentista".

"Este plano visa criar um sistema de defesa sem quaisquer restrições. Propõe abertamente aumentar a pesquisa, o desenvolvimento e a implantação de todos os tipos de sistemas para interceptar mísseis, o que aumentará o risco de uma corrida armamentista", disse em uma coletiva de imprensa a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Mao Ning.

O "Domo Dourado", que custará aproximadamente US$ 175 bilhões e deverá ser concluído até 2029, planeja implantar tecnologias de última geração em terra, mar e espaço, incluindo sensores e interceptores espaciais, para proteger os EUA "de mísseis de cruzeiro, mísseis balísticos, mísseis hipersônicos ou drones, sejam convencionais ou nucleares", segundo detalhou o chefe do Pentágono, Pete Hegseth.

Segundo Pequim, a "obsessão" americana em alcançar uma "segurança absoluta" implica "minar a estabilidade e o equilíbrio no mundo".

"A China está profundamente preocupada e insta os Estados Unidos a abandonarem esse sistema e, em seu lugar, tomar medidas para melhorar a confiança com os principais países ao redor do mundo para assim garantir a estabilidade", acrescentou Mao.

Trump anunciou nesta terça-feira a construção do "Domo Dourado", que servirá para "proteger o país" e custará aproximadamente US$ 175 bilhões. A previsão é de que seja concluído até o final do seu mandato, em 2029.

O presidente americano disse que espera que o sistema tenha capacidade de interceptar mísseis "mesmo que sejam lançados do espaço".

Segundo Washington, a China e a Rússia colocaram armas ofensivas no espaço, como satélites capazes de desativar outros satélites, o que poderia tornar os Estados Unidos vulneráveis ​​a ataques.

"Deve estar totalmente operacional antes do fim do meu mandato, então estaremos prontos em cerca de três anos. Uma vez construído, será capaz de interceptar mísseis mesmo que sejam lançados de outras partes do mundo e do espaço", declarou o líder republicano em uma coletiva de imprensa.

Segundo Trump, os Estados Unidos terão "o maior sistema já construído".

"Ajudamos Israel com o deles e tivemos muito sucesso. Agora temos tecnologia muito mais avançada, incluindo mísseis hipersônicos, mísseis balísticos e mísseis de cruzeiro avançados", destacou.

O presidente americano anunciou sua intenção de construir este domo em março, quando discursou em uma sessão conjunta do Congresso, pedindo aos legisladores que "financiassem um escudo antimísseis de domo dourado de última geração para proteger a pátria, fabricado nos EUA".

Postar um comentário

0 Comentários