Prevost começou o pronunciamento em italiano, mas também deixou uma mensagem em espanhol
O cardeal americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8), na sacada da Basílica de São Pedro, como o sucessor de Francisco. O novo papa se chamará Leão XIV durante seu pontificado.
Em seu primeiro pronunciamento para uma multidão de fiéis, no Vaticano, o 267º Bispo de Roma agradeceu Francisco pelo período no qual liderou a Igreja Católica, aos cardeais pelos votos depositados nele e à sua diocese no Peru, país onde viveu uma longa experiência missionária. Em seguida, concedeu a bênção Urbi et Orbi.
"Que a paz esteja convosco. Irmãos, irmãs caríssimos, esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado, o bom pastor, que deu a vida pelo rebanho de Deus. Também eu gostaria que esta saudação, de paz, entrasse no vosso coração, alcançasse vossas famílias e todas as pessoas. Onde quer que estejam, a todos os povos, a toda a terra, a paz esteja convosco", declarou.
O papa continuou: "Esta é a paz do Cristo ressuscitado, uma paz desarmada, uma paz desarmadora, humilde e perseverante, que provém de Deus. O Deus que ama a todos, incondicionalmente. Ainda conservamos em nossos ouvidos aquela voz frágil, mas sempre corajosa do papa Francisco, que abençoava Roma".
Prevost se identificou como "um filho de Santo Agostinho", sendo o primeiro agostiniano eleito pontífice. Também é o primeiro americano no alto cargo da Igreja: "Com vocês sou cristão e para vocês bispo. Nesse sentido, podemos todos caminhar juntos rumo a essa pátria, à qual Deus nos preparou", afirmou.
"À Igreja de Roma, uma saudação especial! [Aplausos] Devemos buscar juntos como ser uma igreja missionária, que constrói pontes, dialoga, sempre aberta para receber como esta praça com os braços abertos. A todos, a todos aqueles que precisam da nossa caridade, da nossa presença, do diálogo e do amor", continuou.
Prevost começou o pronunciamento em italiano, mas também deixou uma mensagem em espanhol.
"Se também me permitem, uma palavra, uma saudação a todos aqueles, e em particular à minha querida Diocese de Chiclayo, no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, compartilhou sua fé e deu muito, muito para continuar sendo Igreja fiel de Jesus Cristo. A todos vocês, irmãos e irmãs de Roma, da Itália, do mundo inteiro, queremos ser uma igreja sinodal, igreja que caminha, uma igreja que sempre busca a paz, que sempre busca a caridade, que sempre busca estar próxima, especialmente daqueles que sofrem", disse em espanhol.
"Hoje é o dia da Súplica a Nossa Senhora de Pompeia. Nossa Mãe Maria quer sempre caminhar conosco, estar próxima, ajudar-nos com sua intercessão e seu amor. Por isso, gostaria de rezar junto com vocês. Rezemos juntos por esta nova missão, por toda a Igreja, pela paz no mundo e peçamos esta graça especial a Maria, nossa Mãe", acrescentou.
A fumaça branca anunciando a escolha do novo papa saiu da chaminé instalada na Capela Sistina às 18h07 locais (13h07 de Brasília), durante o segundo dia do conclave.
0 Comentários