Trump diz que EUA venderão caças F-35 à Arábia Saudita

Mohammed bin Salman, Trump e Netanyahu | Foto: AP, AFP

Riad tem buscado adquirir as aeronaves avançadas, e espera-se que o assunto seja discutido junto com a possível adesão do reino aos Acordos de Abraão

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os EUA pretendem vender caças F-35 para a Arábia Saudita, em uma declaração divulgada antes de sua reunião na Casa Branca nesta terça-feira com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, informou o jornal Israel Hayom.

Mais cedo, um alto funcionário da Casa Branca disse à Reuters que Trump estava inclinado a apoiar a venda dos caças F-35, fabricados nos Estados Unidos, para a Arábia Saudita. Trump e o príncipe herdeiro devem analisar o possível acordo, bem como os avanços em direção à normalização com Israel.

Caça F-35 | Foto: Porta-voz das Forças de Defesa de Israel
Caça F-35 | Foto: Porta-voz das Forças de Defesa de Israel

Falando a repórteres há alguns dias, Trump disse que planejava discutir cooperação política e de segurança com o príncipe herdeiro, incluindo uma possível iniciativa saudita de aderir aos Acordos de Abraão. Ele observou, na ocasião, que o reino estava interessado em adquirir um grande número de aeronaves de combate avançadas.

Trump enfatizou que a Arábia Saudita havia solicitado formalmente a análise da compra dos F-35 e que o pedido agora estava sob sua consideração. Ele afirmou que os EUA produzem as melhores aeronaves do mundo e acrescentou que ações anteriores dos americanos no Oriente Médio demonstraram essa superioridade. Desde o ataque às capacidades nucleares do Irã, disse ele, todos agora querem negociar com Washington.

Ele também fez referência aos Acordos de Abraão, dizendo que fariam parte das discussões com Riad. Expressou esperança de que a Arábia Saudita se juntasse à iniciativa em breve e afirmou que o interesse nos acordos aumentou desde que os EUA, em suas palavras, "tiraram o Irã do jogo".

Postar um comentário

0 Comentários